“ Eu vejo meus irmãos entregando seus corações e penso, você não sabe melhor? Corações são quebráveis. E eu acho que mesmo quando você cura, você nunca é o que era antes. ”
–Isabelle para Simon , Cidade dos Anjos Caídos
Vida pregressa
Isabelle nasceu em Nova York em 1991 dois anos depois de seu irmão Alec, e cerca de sete anos antes de seu irmão mais novo, Max . filha de Maryse e Robert Lightwood.
Ela tinha cerca de nove anos quando Jace Wayland foi adotado por sua família. Ouvindo de sua mãe que Jace tinha testemunhado a morte de seu próprio pai, Isabelle, que gostava da sensação de ser desejada, esperava que Jace fosse até ela como uma criança assustada precisando de conforto. Em vez disso, ela ficou desapontada quando Jace se revelou independente, corajoso e aparentemente controlado, entre outras características que levemente lembravam Isabelle dela mesma. Eventualmente, quando Jace deixou claro que via Isabelle como uma possível parceira de treinamento e igual, ela passou a amá-lo como um irmão.
Algum tempo antes do nascimento de Max, o pai deles teve um caso com uma mulher que ela não conhecia, mais tarde descobriu por sua mãe quando ela tinha treze anos e manteve isso em segredo de quase todos, desde então. Foi por causa desse incidente que Isabelle ficou extremamente desconfiada dos homens e passou a não acreditar no amor.
Anos depois, Isabelle estava em um grupo bem unido de Caçadores de Sombras em treinamento com seus irmãos, Alec e Jace. O trio desenvolveu uma dinâmica de trabalho que muitas vezes incorporava durante a caça aos demônios . Ao longo dos anos, Izzy também desenvolveu uma atitude um tanto promíscua, namorando qualquer pessoa que seus pais provavelmente desaprovariam, como a fada Meliorn e até mesmo um fantasma .
Relacionamentos
Simon Lewis
“ Eu costumava pensar que havia algo de fraco em dar seu coração a alguém. Para que eles possam quebrá-lo. Mas eu sei melhor agora. E é graças a Simon. ”
–Isabelle para Clary
Isabelle sempre teve dificuldade em se comprometer. Desde que sua mãe lhe disse para nunca confiar nos homens, ela se protegia deles com uma série de amantes que eram todos encrenqueiros e que irritariam seus pais. Isabelle demorou muito para perceber como foi afetada pelos conselhos da mãe.
Quando Simon veio pela primeira vez ao Instituto, ele ficou imediatamente impressionado com Isabelle, pensando que ele finalmente encontrou alguém que poderia ajudá-lo a superar Clary. Embora no início ela mostre pouco interesse por ele de qualquer maneira que não seja o flerte, ele acompanha Isabelle, seus irmãos e Clary para a festa de Magnus Bane. Os dois dançam juntos, e Isabelle, embora embriagada, se preocupa com ele quando ele se transforma em rato.
Quando Simon é atacado por vampiros, Isabelle fica profundamente angustiada e ameaça matar Raphael se ele não explicar o que aconteceu a Simon.
Isabelle e sua família fizeram uma viagem para Idris quando Forsaken os atacou. Simon foi forçado a passar pelo Portal e os dois ficaram juntos em Idris por um curto período de tempo. Durante a prisão de Simon no Gard, Isabelle frequentemente trazia sangue para ele.
Após a morte do irmão de Isabelle, Max, Simon foi o único com quem ela se abriu, insistindo que Simon dormiria com ela para se sentir melhor.
Eles casualmente começaram a namorar até que Izzy descobriu que ele também estava namorando Maia Roberts e os duas o deixaram. No entanto, ela percebe que é incapaz de se livrar de sua conexão cada vez mais profunda com ele.
Algumas semanas depois, eles passaram algumas noites juntos na casa de Magnus, com Simon ajudando Isabelle a dormir - algo que ela ainda tem dificuldade em fazer sozinha - frequentemente a embalando para dormir com suas histórias nas quais ela presta atenção. Isabelle até deixou Simon beber seu sangue. O par ficou mais próximo, embora ela permanecesse relutante em aceitar que ela pode realmente estar apaixonada por ele. Embora ela finalmente admitisse seus sentimentos por ele e permitisse que ele dissesse que a amava.
Isabelle ficou perturbada quando as memórias de Simon foram levadas embora. Ela e Magnus começaram a discutir maneiras de trazê-lo de volta e finalmente conseguiram alguns meses depois, para seu alívio e felicidade. No entanto, quando Simon frequentou a Academia dos Caçadores de Sombras, ele terminou com Isabelle para que ele pudesse descobrir quem ele é antes de se comprometer com um relacionamento. Mais tarde, depois de alguns encontros terríveis, eles voltam a ficar juntos.
Em 2012, Simon e Isabelle ficam noivos. Ele propôs em um impulso do momento, depois que eles despacharam alguns demônios Shax. Clary deu a eles uma festa de noivado alguns dias depois no aniversário de Max a pedido de Izzy.
Amigos
Clary Fairchild
“ Eu só confiei em algumas pessoas na minha vida. Realmente confiável. Minha mãe, Alec, Jace e Max. Já perdi um deles. Clary é a única razão pela qual eu não perdi outro. ”
–Isabelle on Clary , Cidade das Almas Perdidas
Quando elas se conheceram, Isabelle não era muito aberta para Clary, embora aos poucos tenha passado a confiar em Clary, tendo provado sua lealdade e cuidado pelos Lightwoods e seus amigos em geral, se tornando muito próximas, praticamente a melhor amiga .
Família
“ Eu admito que sou um pouco protetora com meu irmão mais velho. Ele sempre me protege. (...) Ele é uma das melhores coisas da minha vida ... ”
–Isabelle sobre Alec , Mensagem de voz para Magnus Bane
Alec é irmão de Isabelle. Ambos são muito protetores um do outro.
Izzy estava ciente da sexualidade de Alec desde muito jovem, muito antes de ele se revelar. Isabelle, entretanto, nunca falava com ele sobre isso, por respeito à sua privacidade e sabendo que isso o deixaria desconfortável. Ela está sempre preocupada com o bem-estar emocional de Alec e sua vida amorosa. Querendo que Alec fosse feliz e aberto sobre sua sexualidade, Isabelle foi rápida em tentar arranjá-lo com Magnus. Ela também foi uma das primeiras a perceber que os dois estavam se vendo antes de tornarem seu relacionamento público. Quando se tornou de conhecimento público, Isabelle tentou protegê-lo da negatividade de outras pessoas e apoiou seu irmão sempre que podia.
Personalidade
Isabelle inicialmente compartilhou a atitude esnobe da família Lightwood em relação aos mundanos e habitantes do Submundo . No entanto, depois de conhecer Clary e Simon, sua perspectiva mudou, primeiro para eles e, depois, para todos os outros mundanos e habitantes do Submundo.
Ela é muito confiante de si mesma e de suas habilidades. Ela tem um grande senso de estilo e está muito na moda. Por um tempo, ela também foi um tanto promíscua. Ela pode ser vaidosa e um tanto narcisista, mas também um pouco insegura e, às vezes, até constrangida com sua altura. Apesar de inicialmente exibir uma atitude arrogante e indiferente para com outras pessoas além de sua família, ela realmente esconde por trás disso um coração desconfiado e frágil.
Isabelle também possui um temperamento explosivo do qual vários personagens são vítimas. Apesar de sua natureza madura e refinada, ela tem o hábito de ter acessos de raiva e se trancar no quarto quando as coisas dão errado, jogando objetos nas pessoas quando elas se intrometem em sua solidão. Enquanto Clary a princípio acha a natureza abrasiva de Isabelle inquietante, ela logo começa a gostar dela quando ela passa a conhecer seu lado afetuoso.
Isabelle é muito leal à sua família. Ela é uma amiga ferozmente leal, mas é volátil e propensa a mudanças de humor. Isabelle é descrita como muito sedutora. Ela namora muitos meninos diferentes, especialmente meninos que seus pais não aprovam. Mais tarde, ela revela que faz isso para desviar a atenção de seu irmão Alec, que é gay para que seus pais não suspeitem dele. Isso começa a mostrar um lado muito mais profundo e amoroso dela, que muitas vezes só é revelado quando está perto de sua família. Ela ama seus irmãos, sendo particularmente próxima de Alec, e os defende apaixonadamente quando ameaçados. A morte de seu irmão, Max, a atingiu com particular força, sentindo que ela falhou com ele porque o ignorou quando ele disse que algo estava errado. Sua dor a levou a faltar ao funeral, pois sentia que não merecia ir.
Isabelle revela mais tarde ser cautelosa quando se trata de amor. Isso decorre de sua mãe lhe dizendo para nunca confiar nos homens porque eles sempre a machucarão. Embora na época ela não entendesse o significado disso, mais tarde ela revelou que não sabe como amar de verdade, embora sua paixão por Simon certamente pareça estar abrindo-a. Ela fica perplexa, olhando para seus irmãos, ao vê-los se entregando ao amor. Ela não entende como eles podem se abrir para tanta tristeza.
Isabelle também gosta de cozinhar, mas não é muito boa nisso. Sua mãe, Maryse, sempre foi uma boa cozinheira, mas ela nunca ensinou Isabelle, temendo que ela pudesse ser relegada para a cozinha para sempre, ao invés de ser uma grande Caçadora de Sombras.
Jace uma vez descreveu Isabelle como uma das melhores Caçadoras de Sombras que ele conhecia. Ela ama sua vida e a luta contra os demônios. Ela gosta muito de caçar demônios. Ela também é frequentemente a 'isca' para os demônios que ela, Jace e Alec estão caçando. Ela é uma garota de espírito muito livre que gosta de festas, flertes e roupas.
Isabelle também está muito confiante em sua aparência, o que contrasta fortemente com seu irmão Alec, que não confia em sua própria pele. Ela freqüentemente usa sua aparência para atingir seus objetivos, brandindo-os na vida cotidiana como se fosse seu chicote em uma luta.