Jodelle Ferland deu vida a Bree Tanner, uma menina que nasceu na cidade de Las Vegas qem Nevada, em de 11 de março de 1990, porém ela não moraria ali, vivendo a maior parte da sua vida na cidade de Idaho
E sua vida desde muito cedo já tinha barreiras para ultrapassar, pois ela sempre acreditou que sua mãe havia ido embora por causa da violência do seu pai, mas na verdade o seu próprio pai deu fim a sua mãe e enterrou o corpo no deserto.
Então fez as malas e fugiu para Idaho, quando Bree tinha quatro anos, sofrendo abusos e tendo problemas por isto se isolando dos colegas, sendo conhecida como uma menina muito quieta e retraída, entretanto ninguém por perto notou os sinais desses abusos mesmo com várias evidências físicas.
Porém semanas antes de completar seu 16 anos, não aguentando mais fugiu de casa, com o dinheiro contado para viajar para Seattle, não havia nem para comer, para você ter uma ideia, por isso tentou conseguir um emprego, mas como recebeu vários “NÃOS” se viu sem saída e começou a roubar para comer.
Suas noites eram em parques e becos ou em qualquer lugar onde se sentisse segura para dormir e teve que se manter em alerta para não ser pega pela polícia pois tinha medo deles mandá-la de volta para casa de seu Pai. Só que havia algo mais perigoso que a polícia naquele momento pois depois de algumas semanas, ou mais ou menos três semanas, é encontrada por Riley Biers vasculhando as latas de lixo atrás de um restaurante e como não podia piorar foi convencida por causa de um hambúrguer oferecido por ele, convencendo-a a ir para um beco escuro onde Victoria a transformou em vampira, no exato dia de seu aniversário de Dezesseis anos 11 de março de 2006.
Esta jovem de 16 anos que tinha como hobby a leitura e fingia ler quando estava entediada ou apenas queria ficar longe de problemas, o que condizia com os roubos às livrarias à noite para se manter ocupada durante o dia, fazendo todo sentido, já que sempre teve cuidado para não chamar atenção indesejada para si mesma e era descrita como de corpo esbelto, cabelos escuros na altura do queixo, diferentemente do filme a qual o cabelo se estendia até a cintura, tendo originalmente olhos castanhos e agora como um vampiro recém-criado possuía olhos vermelhos brilhantes e descobriria que sua pele havia ficado mais dura, fria e algo a mais ao se expor no sol o que falaremos depois. assim como sua voz e grito estridente, demonstrado ao final de sua breve segunda vida.
Um fato interessante é que após a sua transformação ela não gostava de ser vampira, só havia se acostumado.
A curta segunda vida de Bree Tanner
Parecia que com aquela nova forma talvez ela poderia se sentir parte de algum grupo e nunca mais ficar sozinha e se soubesse do que aconteceu ao seu sumiço se sentiria feliz, já que sem o seu conhecimento, os ossos de sua mãe foram encontrados pela polícia e, como não encontraram nenhum sinal de Bree, eles acreditaram que ela teve o mesmo destino, e seu pai finalmente foi preso pelos dois assassinatos.
Assim tendo conhecimento do que havia se tornado foi apresentada a seus novos colegas violentos, o que a fez tentar evitá-los, percebendo que somente um vampiro o fazia se sentir melhor, ficando perto de Fred, que tinha o dom repelir as pessoas.
E esse medo era visivelmente notório entre eles e esse poder de Fred era essencial para estar vivo ou sem ferimentos, já que uma vampira conhecida como Jen teve seu braço arrancado uma vez, embora ela tenha conseguido recuperá-lo e colocar de volta antes que alguém o queimasse. Então, ser imortal transformado por Victoria não era garantia de estar vivo.
Até que uma noite ela talvez tenha conhecido um dos melhores dias dessa nova vida que já tinha três meses e conheceu Diego, após Riley, como sempre, montar pequenos grupos para que saíssem para se alimentar e Bree, então, foi designada a ir com 3 vampiros, Kevin, um vampiro loiro que estavam indecisos ao decidir em que direção caçariam, com uma discussão boba sobre qual de seus super-heróis preferidos seria melhor caçador, tendo uma resposta do vampiro loiro pela sua preferência pelo homem-aranha, o que fez Bree interagir com o outro vampiro presente, chamado Diego.
Enquanto Kevin e “Homem-Aranha” brigavam por uma vítima humana, Bree e Diego decidiram caçar sozinhos, aproveitando o tempo para se conhecerem, o que gera uma dúvida e comentário de Diego sobre Bree, sobre onde ela estava já que nunca a tinha visto pela casa onde o clã vivia, com a resposta de ficar sempre atrás do Freaky Fred.
Ele fica sem entender como ela aguentava aquilo e recebe a resposta de que se acostumou, sendo o melhor esconderijo que ela encontrou, e ficar atrás de Fred não é tão ruim quanto ficar de frente.
Assim sua gentileza e disciplina a conquistou que era o contrário de seu clã selvagem, analisando e compartilhando suas experiências sobre o clã, concluindo que não era necessário selecionar somente os mais inteligentes e que Victoria só queria aumentar o número do exército.
Assim quando o sol nasceu, Diego e Bree se esconderam em uma caverna subaquática, descobrindo mais tarde que os vampiros não eram vulneráveis à luz solar assim como Riley os fez acreditar, mas que somente brilhavam como diamantes ao estarem sob a luz do sol. Quando seu exército deixou a casa que servia de esconderijo em cinzas e saíram sem deixar pista para onde foram , Bree e Diego partiram para encontrá-los por conta própria até que finalmente sentiram o cheiro do clã e o seguiram até seu novo local.
Bree e Diego seguiram Riley para contar a ele sobre sua descoberta, porém o que viram foi os Volturi se aproximaram de Riley e Victoria, aprendendo um pouco mais sob o mundo sujo dos vampiros, pois ela escuta Jane perguntar quais eram as intenções de Victoria, e se tinha haver com um certo clã local, que logicamente eram os Cullen.
Com a confirmação de Victoria e um pedido para ter mais tempo pois não era a hora de atacá-los, Jane porém quer saber como ela conseguiu ficar fora do radar, ou melhor, das visões de Alice, que Victoria revela por não tomar a decisão de atacar os Cullen, Alice não pode vislumbrar sua ameaça.
Jane revela que o tempo acabou e que Victoria tem que agir caso contrário vão ser punidos como exige a lei, dando-lhe 5 dias pois os Volturi não agem daquela forma, mas mesmo causando problemas a Jane, com uma garantia de Victoria e a resposta de Riley que garante agir imediatamente. O que nos faz entender como Alice teve a visão de Riley chegando a Forks com seu exército.
O breve sentimento por Diego custaria caro, já que ele prosseguiu com seu plano enquanto Bree voltava para o grupo e aguardava o retorno dele. Mas Victoria tinha outros planos para Diego e com a desculpa esfarrapada de Riley ao dizer que Diego tinha ido com Victoria para vigiar os Cullen depois de informar o exército sobre o plano para destruir os "olhos amarelos", ela começou a desconfiar de suas atitudes, mas permaneceu com o Clã de vampiros, e olha que não faltou convite para ela partir, já que, Fred, decidiu sair e explorar o mundo, quando o exército foi para a guerra, pedindo a Bree que se juntasse a ele, e ela simplesmente não foi por causa de Diego que se tornou seu grande erro, já que em breve ela saberia o que de fato tinha acontecido com ele.
Eclipse
Que se iguala ao que está no livro neste momento, prontamente aceitando, só que Jasper Hale a viu e instintivamente se agachou para matá-la, mas Carlisle o impediu e explicou que Bree havia se rendido, o que ele desaprovou, mas foi convencido por Esme, concordando somente se o deixassem vigiá-la já que ele conhecia melhor do que ninguém como agiam os recém-criados.
Mas com a chegada dos Guardas-Volturi liderados por Jane quando a batalha estava finalizada e com os questionamentos que Edward e Carlisle tem que responder para ela, Bree percebe que Jane mente mais do que Riley e é muito melhor nisso.
Então sem piedade e para saber se acordo com Victoria e Riley tinha vazado, Jane tortura Bree com seu dom e mesmo depois de contar o que sabia ela percebeu que Jane ficou aliviada por Riley não ter contado sobre a visita aos dois lideres do Clã de vampiros recém-criados, e tirando qualquer implicação aos Volturi, Jane decide que Bree Morrerá pelas mãos de Félix, e mesmo os Cullen garantindo que cuidariam dela, Jane se recusa a poupar sua vida dela, no Filme ela gritou e tentou resistir a Felix até o fim, no livro porém nesse interlúdio Bree percebe que Edward é o leitor de mente ou o de cabelo cor de bronze que era como ela se referia a ele, transmitiu em pensamento tudo o que sabia e principalmente a visita de Jane a Victoria, agradecendo a Edward antes de Felix eliminá-la.
Finalizando a Breve Segunda Vida de Bree Tanner.