Novidades

Mags Flanagan: A bravura da vencedora dos 11º Jogos Vorazes

Imagem: Divulgação/LionsGate


Olá Imortais, Os personagens dos romances que trazemos aqui sempre tem grandes mistérios que talvez o grande público desconhece, mesmo gostando do tema, livro, série e filme. E esses detalhes é o que nos move para responder coisas sobre estes personagens como a do nosso personagem de hoje, e responder: 

Por que será que ela não pode falar em Jogos Vorazes? 

Como ela sobreviveu e ganhou os 11º Jogos Vorazes que disputou? 

E a clássica que é porque Katniss não conseguia carregá-la?

E lógico que você já sabe que vamos falar de Mags Flanagan do Distrito 4

11º Jogos Vorazes

Imagem: Divulgação/Lionsgate


Após o deslize do 10º Jogos Vorazes que acompanhamos no livro e filme dos Jogos Vorazes: A cantiga dos pássaros e das serpentes, vimos que Coriolanus Snow volta para a Capital para se tornar o que viria a ser o implacável Presidente Snow, porém muita coisa que vimos na trilogia original foram idéia de Snow e a primeira a usufruir dessas novidades foi a ganhadora do 11º Jogos Vorazes.

Mas antes temos que verificar que os distritos de Panem, após os tempos sombrios, no 11º ano desta nova era do país, estavam no começo da serviência para com a capital, e o Distrito 4, que é o distrito pesqueiro, viu a ascensão de um tributo que foi colhida, disputou e usou suas habilidades com anzóis e outras habilidades naturais que pode ter desempenhando um papel fundamental em sua vitória, sendo a primeira vencedora a embarcar em um Tour da vitória, o que é visto nos pôsteres promocionais da Capital Couture, retratada na adaptação cinematográfica pela atriz Grace Kull, já que os vencedores antes de Mags foram simplesmente transportados para casa após suas vitórias, como vimos com Lucy Gray Baird e além disso também foi presumivelmente a primeira vencedora a se mudar para a Vila dos Vitoriosos logo após os Jogos com apenas 16 anos.

E toda essa experiência como vitoriosa, serviu para que Mags fosse mentora para dezenas de tributos do Distrito 4 nos anos que se seguiram à sua vitória, e como seu distrito era considerado de tributos carreiristas é possível que ela tenha tido um papel no início dos treinamento de tributos profissionais do Distrito 4 para os Jogos Vorazes, semelhante aos Distritos 1 e 2 e isso funcionou para que ela tivesse sucesso em orientar mais vencedores de seu distrito. 

Tanto que no 70º Jogos Vorazes é possível que ela tenha sido mentora  de Annie Cresta, ou  pelo menos desempenhado um papel em seu treinamento ou preparação para que ela se torne a vencedora desses jogos, porém com um grande baque psicológico devido à morte horrível de seu parceiro de distrito durante os Jogos.

Porém o mais especial para ela deve ter sido os 65º Jogos Vorazes onde ela serviu como mentora de Finnick Odair, que é o mais jovem vencedor da história dos Jogos Vorazes com apenas 14 anos, e não, ela não se casou com ele pois o criou e o tinha como um filho e é relatado que em algum momento depois dos 11º Jogos, foi vista usando uma aliança de casamento na mão esquerda, sem ter a revelação no nome do seu cônjuge e se teve filhos ou não.

75º Jogos Vorazes

Imagem: Divulgação/Lionsgate


Após o anúncio do Presidente Snow sobre como seria o Terceiro Massacre Quaternário os tributos que foram vencedores de Jogos anteriores foram convocados e Mags, uma mulher de oitenta anos, se voluntariou no lugar de Annie Cresta, por provavelmente nutrir um carinho especial por ela e tornando-se um tributo ao lado de Finnick Odair, baseado no livro e no filme, que diverge um pouco sobre este momento que a descreve como já estar debilitada fisicamente quando se voluntariou, a ponto de "precisar de uma bengala para subir ao palco". No entanto, no filme, ela não foi vista com nenhum aparelho de mobilidade. 

E também por Haymitch que descreveu Mags como uma senhora maravilhosa, que se mostrou uma mulher gentil, amigável, altruísta e muito corajosa, além de pragmática por causa de sua atitude de salvar Annie dos Jogos mesmo sabendo que não sobreviveria desta vez.  

De cara fez amizade rapidamente com Katniss, que  admirou a senhora por sua bravura e altruísmo, tanto que precisamos lembrar da famosa frase de Katniss sobre ela:

"Era óbvio que ela não se voluntariou porque pensou que poderia vencer, ela fez isso para salvar Annie Cresta. "

Ela teve um momento doce com seu parceiro de Distrito 4 na entrevista da adaptação cinematográfica, usando um vestido azul marinho que tocava o chão, com a metade superior num azul mais claro e tinha brilhos, enquanto a metade inferior era de um azul mais fosco e escuro, muito parecido com o de Finnick. Logicamente que Mags deu as mãos juntamente com os demais tributos após a entrevista final, demonstrando unidade entre os distritos.

Com sua fama de ser uma mulher adorável e somente murmurar toda vez que falava, fazendo Katniss acreditar que foi por causa de um possível derrame que ela pode ter tido no passado. 

Porém durante o treino para o terceiro Massacre Quaternário, Katniss observou as habilidades e capacidade de Mags para fazer anzóis com quase qualquer coisa, e no momento de pensar em aliados na arena Mags foi  sua primeira opção, mesmo sendo o tributo mais velho nos 75º Jogos Vorazes, enquanto Woof do distrito 8 foi o segundo mais velho.

Essa aliança com Katniss e Peeta foi confirmada juntamente com Finnick que a carregava na maior parte do tempo, pois não conseguia andar muito rápido como uma cena no livro em particular a qual Finnick e Mags são jogados para trás quando Peeta acerta o campo de força, devido à força com que Peeta é empurrado de volta. 

Quando Katniss joga algumas nozes no campo de força para determinar onde ele está, Mags come um bocado delas deixando a protagonista alarmada porque eles não sabem se as nozes são venenosas, e quando Katniss olha para Finnick ele apenas ri e comenta que vão descobrir, pois acredita que ela sabe o que está fazendo. 

Então Mags mostra suas habilidades com Finnick pois tecem objetos com grandes folhas afiadas de grama enquanto Katniss procura água e comida e quando ela volta, nota que eles fizeram uma cabana e tigelas. 

Só que ao final do primeiro dia dos jogos Mags vê os rostos dos tributos que morreram e mostrados à noite e que estavam no banho de sangue, deixando ela profundamente triste e de repente é enviada uma cavilha pelos patrocinadores, fazendo Katniss se perguntar qual poderia ser sua utilidade, ou se ela poderia pescar com ele, mas revela que não pode descobrindo depois que ele serve para tirar água das árvores.

Alguém lembra quando os doze sinos tocaram durante a noite? Nessa parte da trama, mesmo com todo o barulho, Peeta permanece dormindo juntamente com Mags. 

Entretanto mal sabia que seu fim seria no segundo dia do Massacre Quaternário, quando a névoa ácida foi emitida Finnick a carregou enquanto ela dormia, mudando o rumo da história quando a neblina danifica as pernas de Peeta e o impede de andar, fazendo com que Katniss carregasse Mags, pois ela não conseguiu ajudar Peeta e num momento de desespero Katniss é afetada também causando dor e paralisando seus membros. Então Finnick não sendo capaz de carregar Peeta e Mags, vê sua parceira, mentora e amiga lhe beijar e se sacrificar, caminha direto para a neblina para que o trio pudessem viver já que ela percebeu que eles seriam mortos se não pudessem se mover mais rápido.

Sua coragem altruísta é narrada por Katniss no livro com as seguinte frase quando ela estava morrendo e Katniss homenageou Mags por sua bravura:

"Imediatamente, seu corpo é tomado por contorções selvagens e ela cai no chão numa dança horrível". 

No entanto, Finnick passou várias horas da noite sofrendo por ela e não quis comentar neste período sobre a morte de Mags. 

No filme, Mags morre da mesma maneira, embora Finnick a princípio não perceba o que ela está fazendo e tente freneticamente chamá-la de volta, olhando para ela com tristeza enquanto seu canhão que indica sua morte soa.

O que só passa a ser entendido por Katniss quando Johanna Mason afirma que Mags era metade da família de Finnick porque ela era sua mentora, fazendo ela sentir um grande remorso, descobrindo-se mais tarde que não era somente por Anne, mas por algo maior, já que Mags também fazia parte de uma aliança incluindo pelo menos 12 tributos, visando manter Peeta e Katniss vivos, ajudando diretamente para que a Rebelião mudasse a história de Panem.

E seu 15º lugar nos jogos não foi tão relevante quanto sua bravura e doação ao propósito.

E que a propósito, Mags é um ano mais nova que Lucy Gray Baird e uma dos três personagem juntamente com Snow e Tigris, que estavam vivos antes do início dos Jogos Vorazes, tendo cinco anos quando foram implantados pela ideia de Casca Highbottom.

Na vida real, Lynn Cohen, morreu aos 86 anos em 14 de fevereiro de 2020 e infelizmente perdemos também a atriz que interpretou Mags nos cinemas.

E se você gosta das histórias de Panem e seus personagens vamos deixar uma outra história para conhecer no mundo de Jogos Vorazes a cantiga dos pássaros.

Se não for inscrito, INSCREVA-SE:




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem