Novidades

A HISTÓRIA DE CLAÚDIA DE ENTREVISTA COM O VAMPIRO: A M0RTE DELA ESTAVA PLANEJADA?

 Olá Imortais! 




A personagem de hoje nasceu em 1789 d.C, sendo uma órfã de cinco anos que foi transformada em vampira em 1794, sua história é contada nos livros de Entrevista com o Vampiro, as crônicas vampirescas a qual também passa por um momento em que aparece como espírito em Merrick .

Vamos conhecer tudo o que conseguimos achar da história de Claúdia, de Entrevista com o Vampiro!


Primeiro se você caiu de paraquedas nas histórias de Entrevista com vampiro saiba que a série "Entrevista com o Vampiro" é uma história criada por Anne Rice e que se desdobra através de diversos meios, incluindo livros, filmes e séries de televisão. A história é centrada na complexa vida dos vampiros e começou como  um romance no livro publicado em 1976 que narra a história de Louis de Pointe du Lac, a qual o mesmo relata sua imortalidade como vampiro e suas angústias a um jovem jornalista, continuando com outros títulos, como "O Vampiro Lestat" e "A Rainha dos Condenados", entre muitos outros. Estes livros constituem as "Crônicas Vampirescas", uma coleção rica em detalhes e personagens que exploram a vida vampírica ao longo dos séculos.


Em hollywood tudo que é bom nos livros tem que virar live action, por isso foi lançado a pouco tempo, em 2022, a série "Entrevista com o Vampiro" com uma nova adaptação para Streaming na Amazon Prime e TV, exibida pela AMC, oferecendo uma visão contemporânea da história, mantendo a essência dos personagens e temas que tornaram os livros de Anne Rice tão icônicos, dando aos fãs uma nova perspectiva sobre o universo das Crônicas Vampirescas.


Mas o grande Boom foi nas adaptações cinematográficas e vou começar pela "A Rainha dos Condenados" foi adaptado para o cinema em 2002, combinando elementos do segundo e terceiro livros da série, com Stuart Townsend no papel de Lestat e Aaliyah como a rainha Akasha. Já no filme "Entrevista com o Vampiro" lançada em 1994, foi muito aclamado por sua atmosfera gótica, fidelidade ao material original, dirigida por Neil Jordan e estrelado excelentes atores como Tom Cruise interpretando “Lestat”, Brad Pitt como Louis e Kirsten Dunst como Claudia, ou seja, nossa personagem de hoje. 


Como dissemos na abertura desse vídeo, Em 1794, uma garotinha de cinco anos foi encontrada Por Louis sofrendo ao lado do corpo de sua mãe morta pela peste e muito Faminto após se alimentar apenas de sangue de ratos por quatro anos, ele sede a tentação e bebe do sangue dela freneticamente, tendo que aguentar Lestat que descobre e zomba de sua hipocrisia, já que ele não queria machucar seres humanos comuns. 



Envergonhado, Louis foge, deixando a menina para morrer enquanto Lestat dança com o cadáver da mãe da garota, típico dele, porém cidadãos que estavam por ali ficaram preocupados e  levaram Claudia para um hospital improvisado, já Infectada e fraca, ela fica delirando enquanto Lestat neste momento, fingi ser seu pai e a tira do hospital.


Mudando a vida da menina para sempre e também a de Lestat e Louis que descobre na Rue Royale que Lestat trouxe a garota para casa, o que deixa Louis horrorizado, e mesmo com muitas objeções, Lestat a transforma em vampira, chamando-a de Cláudia.


Cláudia foi transformada muito jovem e por isso quase não lembra de sua infancia e vida mortal, e isso acarreta em uma pergunta:



Porque Lestat a transformou sendo tão pequena?


A diversos fatores para que Lestat tomasse esta decisão em transformá-la em vampira


Primeiro, Compaixão!


Lestat sentia compaixão por Cláudia e a condição terminal que ela se encontrava por outro lado por puro “Egoísmo” pois também buscava um companheiro e um reflexo de si mesmo, acreditando que a imortalidade a protegeria.


A curiosidade é outro fator, já que a transformação de uma criança em vampiro era algo inédito para Lestat, e ele queria experimentar essa nova possibilidade, ao transformar Cláudia interrompendo o processo natural de sua morte que em vez de morrer de sua doença, se tornou uma criatura imortal, presa em um corpo de criança.


Mas temos que entender um ponto importante para se ressaltar:


A transformação de Cláudia em vampiro não foi um ato de bondade por parte de Lestat, sendo totalmente ao contrário, sendo agora uma prisioneira da imortalidade, condenada a viver para sempre com a aparência de uma criança.



Com este corpo minúsculo e presa para eternidade nele, o ódio sobre Lestat iria aumentar ao longo da eternidade e quando se passaram 75 anos, Claudia, Louis e Lestat estavam vivendo como uma família de vampiros, em uma casa com criados e tudo. E esse ressentimento com Lestat foi demonstrado e aumentado por não saber de onde veio ou sobre sua espécie, fazendo com que ela matasse a empregada doméstica e sua filha, forçando Louis e Lestat a matarem o marido e o filho da empregada também. 


E mais do que nunca, sabendo que Lestat nunca os deixará ir, começa a planejar secretamente se livrar dele, o que poderia não dar muito certo.


Mas Cláudia não é um assassino em série no sentido tradicional, pois ela é motivada não somente pela necessidade de beber sangue, a qual se alimenta para sobreviver, mas pela sua natureza infantil e a falta de experiência a levam a agir de forma impulsiva e muitas vezes cruel, já que é uma criatura imortal presa em um corpo infantil, buscando desesperadamente um lugar no mundo e um sentido para sua existência. 


O que torna seus ataques mais reativos do que proativos, ao se sentir ameaçada ou quando realmente precisa sobreviver e que isso não significa que a escolha das sua vítimas seja baseada em um perfil psicológico específico. 


Esses "ataques" podem ser vistos como uma tentativa de afirmar sua própria identidade e poder, mesmo com sua revolta contra a imortalidade e que isso seja um modo de expressar raiva por causa de sua condição, vem atrelada ao fator de Influência do seu criador, “Lestat” cuja relação é complexa e muitas vezes conflituosa tendo um papel importante na forma como ela se comporta. 


Criando um ódio imortal, e atentando contra Lestat que em uma noite, como uma oferta de paz, ela oferece a Lestat dois garotos sem-teto, alegando que estão bêbados de vinho quando na verdade estão cheios de absinto e láudano e ele acreditando e deixando-se levar por seu rosto angelical e demoníaco ao mesmo tempo, se alimenta sem pensar.



Delirante e enfraquecido por seu estado debilitado por se alimentar de um dos garotos, o que acaba matando o garoto enquanto o outro morre por causa do absinto, Claudia, aproveita e corta a garganta de Lestat com uma faca e a enfia em seu coração fazendo com que o sangue de Lestat escorra de seu corpo, fazendo acreditar que ele está morto. Um plano perfeito que é finalizado com ela e Louis jogando o Corpo de Lestat no pântano.


Na noite em que ela e Louis estão prontos para navegar para a Europa, Lestat os surpreende em sua casa, revelando que sua tentativa de matá-lo falhou. Para impedir que Lestat, em sua fúria, os mate, Louis incendeia a Rue Royale com Lestat ainda dentro, e os dois escapam para a Europa.


Inicialmente, os únicos vampiros que Claudia e Louis conseguem encontrar são bebedores de sangue irracionais que não passam de cadáveres animados. Depois de anos sem conseguir encontrar outros vampiros como eles, eles encontram Armand e seu clã no  Théâtre des Vampires  em Paris. Armand é instantaneamente atraído por Louis, que faz pouco para desencorajá-lo.


Lestat continua vivo e a procura de um sangue poderoso de vampiro antigo para ajudá-lo a restaurar seu corpo danificado, e encontra em Paris, onde ele sabe que somente o sangue de Armand vai regenerá-lo. 


Em seu desespero, ele revela a Armand que foi Cláudia quem o colocou em seu estado enfraquecido. Armand tira vantagem desse conhecimento chamando Lestat como testemunha e sentencia Cláudia à morte expondo-a à luz do sol, pois é proibido por seu clã para um vampiro matar seu criador ou mesmo fazer a tentativa. 


Ela sofre a execução a mando de Armand que não cumpre sua parte do acordo ao se recusar a dar a Lestat qualquer parte de seu sangue poderoso para ajudar a restaurá-lo, citando que era vingança, culpando Lestat por destruir as crenças de seu clã anterior que vivia sob o cemitério Les Innocents de Paris anos atrás.


Louis por sua vez se vê sozinho e se junta a Armand após a morte de Cláudia, e por anos eles viajam juntos, nunca recuperando-se da morte de Cláudia e eventualmente deixa Armand por seu envolvimento, já que lhe é revelado mais tarde que o destino de Claudia foi selado no momento em que sua existência foi conhecida por seu clã porque vampiros feitos em uma idade tão jovem nunca tinham permissão para continuar a viver.


Curiosidades sobre a história de Cláudia de Entrevista com o Vampiro

 


A personagem Cláudia tem algumas curiosidades que podemos relatar e para isso, iremos falar das criações televisivas para as obras de Anne Rice 

.

Na adaptação cinematográfica de 1994 de "Entrevista com o Vampiro", Claudia foi interpretada por Kirsten Dunst, que tinha onze anos!


 Mas no livro, Cláudia tinha 5 anos? 


Sim, mas o diretor Neil Jordan acreditava que uma criança de cinco anos dificilmente entenderia a profundidade emocional necessária para interpretar Claudia, então escalou uma atriz mais velha e que foi muito bem em seu papel como Cláudia.



Já na série de TV vemos uma grande mudança na personagem, tanto em sua caracterização quanto em sua história e época de nascimento, ela foi interpretada por Bailey Bass na primeira temporada e Delainey Hayles a partir da segunda temporada em diante.


Outro ponto interessante e diferentemente da história dos livros, é que Claudia da série de tv nasceu em 1903, em Nova Orleans, sua mãe morreu durante o parto, e seu pai a entregou para sua tia, que a espancou sem motivo aparente. Depois disso ela foi gravemente ferida no incêndio da casa em 1917, tendo nesta época apenas 14 anos, pois havia um caos após a morte do vereador Fenwick a qual Storyville estava recebendo ataques e vandalismo neste tempo, com Empresas e casas incendiadas sendo um período tumultuado cheio de violência. 


Estes ataques acabaram atingindo a casa de Claudia, cujas paredes infelizes foram engolfadas pelo fogo, ficando presa lá dentro e sendo resgatada por Louis, quando ela estava encolhida no canto enquanto as chamas se aproximavam dela.


Aí o roteiro segue quase intacto pois ela também é  transformada por Lestat, ganhando todos os traços e habilidades associados a ser uma vampira; como imortalidade, força e velocidade sobre-humanas, sentidos aguçados, a habilidade de ler mentes e uma sede de sangue avassaladora. 


Apesar de sua idade física, Claudia é consideravelmente mais forte e rápida do que humanos adultos, porém parece estar em desvantagem para vampiros mais maduros fisicamente. Conforme observado por Lestat, devido à sua idade física quando feita, seu apetite maior e sede de sangue mais forte são o resultado de seu metabolismo agora permanentemente rápido como uma eterna adolescente.


Independente da onde a história de Cláudia seja contada podemos perceber que ela é uma personagem trágica, presa entre a natureza humana e a imortalidade, e suas ações refletem essa dualidade, que nos faz revelar a última curiosidade, que é sobre a inspiração para essa personagem. 


Claudia é inspirada em uma perda pessoal da autora Anne Rice, na filha que faleceu na infância, precocemente. Sendo revelado que pela autora que toda sua dor e luto foi canalizado na criação dessa personagem.


Chegamos ao fim de mais uma história que eu sei que você gostou tanto que já deixou o seu like, sendo novo por aqui se inscreve no canal e já comentou aqui o que achou de Cláudia da série de livros, filme e série “entrevista com o vampiro”.


Se já conhecia alguma coisa percebeu todas as mudanças feitas para essa personagem se encaixar na série de TV e no filme, além do mais está no próximo vídeo e em nossas lives às terças-feiras Às 21 horas horário de Brasília. Então até o próximo vídeo sobre estes Romances Imortais….


E como sempre imortais até a próxima.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem